Av. Álvares Cabral, 580 - Belo Horizonte - MG
31 3115-0202
Área do Cliente Empresa de demonstração

eSocial

Conheça sobre o eSocial

eSocial

Desde o dia 10 de janeiro de 2019, todas as empresas privadas do país, incluindo micro e pequenas empresas, entidades sem fins lucrativos e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam empregados, deverão utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) .

O eSocial é uma ferramenta que está sendo implantada aos poucos, é um novo registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas ao mundo do trabalho. Por meio desse sistema, as empresas terão de enviar periodicamente, em meio digital, informações relativas aos trabalhadores para a plataforma eSocial.

Ao longo deste período o eSocial passou por um amplo processo de simplificação, tendo ocorrido exclusão de eventos e de campos, causando uma diminuição do volume de informações até então prestadas pelos declarantes. Além disso, houve flexibilização de várias regras de validação, diminuindo a quantidade de erros que impedem o recebimento de arquivos, transformando algumas inconsistências que gerariam a recusa do evento em simples advertências ao usuário.

eSocial

Todos esses dados já são registrados, atualmente, em algum meio, como papel e outras plataformas online. Porém, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único, exclusivamente por meio do eSocial..

Os eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST):

  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco
  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho

começarão a ser informados a partir de uma data a ser definida pela Secretaria do Trabalho (situação em junho 2021). No gráfico ao lado espelha-se a filosofia da implantação do eSocial, porém as datas de implantação dos eventos de SST, tem sofrido constantes alterações. Estamos fazendo as alterações nas planilhas, à medida que a legislação é alterada, para atender as demandas da Secretaria do Trabalho. Assim, na data de implantação, a ser promulgada, disponibilizaremos os arquivos em XML para atender as exigências.


Whatsapp Inova Whatsapp Inova